SC Class Matriz • Brusque (47) 3355-9031

(47) 99116-1446

SC Master • São José (48) 3307-8072

(48) 99160-4246

UNIDADES Veja aqui

Entre em contato

(48) 99160-4246

Mamografia: a aliada na cura contra o câncer de mama

Categoria: Dicas // 05/02/2020

Hoje é Dia Nacional da Mamografia e lembramos a importância do diagnóstico precoce



Você sabia que a mamografia é o exame mais indicado e mais eficaz no rastreamento de doenças da mama? Não invasivo, esse é um exame clínico feito através de raios-x de baixa dose feito em um mamógrafo. O exame identifica alterações suspeitas, garantindo maiores chances de reverter um câncer de mama se descoberto no início do tratamento, por exemplo.



O ideal é identificar um nódulo ou qualquer suspeita de tumor antes que ele se torne palpável. E isso só é possível com exames de rotina como o de mamografia. Através da mamografia é possível ter uma visão detalhada da estrutura das glândulas mamárias, diagnosticar tumores malignos ou benignos e identificar nódulos, microcalcificações e áreas assimétricas. 



A recomendação do Instituto Nacional de Câncer (Inca), da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) é de que mulheres a partir dos 40 anos se consultem anualmente. Lembrando que o ideal é conversar com um profissional e considerar o histórico familiar, além de entender outras características e contexto da saúde. Afinal, cada corpo tem suas particularidades e o importante é não negligenciar qualquer suspeita, mas sem entrar em neuras.



O que dizem os números



Segundo a SBM, em rastreamento mamográfico realizado de 2008 a 2016, poucas mulheres na faixa de risco realizam o exame, o que representa 24,6% da população feminina de 50 a 69 anos. Considerando que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é no mínimo de 70%, é preciso maior atenção, tanto da população quanto dos consultórios médicos, em relação a esse exame tão importante. Em levantamento pelo Inca, feito em 2018, o câncer de mama em mulheres brasileiras é o tipo de câncer que apresenta maior aumento no número de casos e maior número de óbitos. E em 2019 foram estimados para o Brasil quase 60 mil novos casos em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.



Como é feito?



A mamografia é um exame rápido e, para a maioria das mulheres, indolor. Se houver dor, é tolerável e o desconforto costuma ser também breve. O mamógrafo é um equipamento de raio-x e o exame é feito através de duas placas que pressionam o seio por alguns segundos e liberam uma chapa com as imagens da região. A confirmação de câncer de mama é feita em laboratório, ao analisar uma pequena parte retirada da lesão através de biópsia.



Onde realizar o exame



O exame de mamografia pode ser realizado sem custos através do SUS ou por clínicas particulares em convênios e seguros de saúde, os quais cobrem todo o custo.



Dica: o SC Convênios possui, entre os conveniados, clínicas especializadas em radiografias. Confira no site clínica mais próxima de você: https://www.scconvenios.com.br/convenios.php