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Envelhecimento saudável: Os melhores exercícios para a 3ª idade

Categoria: Dicas // 17/01/2020

É inevitável que com o passar dos anos nosso corpo fique mais debilitado e demande cuidado e atenção maiores. Mas nem por isso a terceira idade deve ser vista como uma fase de debilitação e repouso. Salvo casos em que a saúde seja de fato debilitada e esteja sob constante vigilância de um médico, ficar parado não deveria ser uma opção durante esse momento da vida.



Um envelhecimento saudável depende muito das escolhas feitas ao longo da vida, mas nunca é tarde para adotar ou mesmo recuperar bons hábitos. Além do alongamento habitual, que deveria ser rotina para todos, ou caminhadas ao ar livre por exemplo, existem muitas atividades e exercícios que podem reduzir sintomas dores e até mesmo prevenir doenças. Separamos algumas práticas saudáveis que podem ser muito benéficas na terceira idade. Lembrando que todas as atividades devem ser aprovadas por um médico e acompanhadas por um profissional de educação-física.



Musculação



Com o tempo, devido à redução de hormônios e dos impulsos que o cérebro envia aos músculos, o corpo perde massa muscular e fica mais fraco, aumentando o risco de fraturas. Uma forma de evitar a osteoporose e que essa perda de massa se agrave é fortalecer o corpo com musculação. Encaixar na rotina algumas horas de exercícios na academia trabalha o cérebro e recupera a fibra muscular, além de garantir mais disposição. Caso não goste de academias, outras atividades de impacto, que são as indicadas para recuperar a densidade dos ossos, são caminhada e corridas.



Yoga



Bom para o equilíbrio e fortalecimento da flexibilidade do corpo, a prática da yoga ajuda a alongar e relaxar as articulações, além de melhorar a postura. A perda de colágeno nas articulações resulta em falta de elasticidade e esse sintoma é um dos que mais prejudicam a mobilidade de pessoas da terceira idade. A yoga, ao mesmo tempo em que trabalha a força dos músculos exercita os tendões e articulações. Outra atividade que traz o mesmo resultado, mas com técnicas diferentes, é o pilates.



Dança



Não é só com a saúde física que devemos redobrar os cuidados durante a terceira idade, a saúde mental também deve ser levada em conta. Envelhecer, apesar de um processo natural e inevitável, não é bem visto ou trabalhado por muitas pessoas. E uma das atividades mais eficazes para ocupar a mente e o corpo nessa fase pode ser a dança. Além de divertida, essa atividade aeróbica relaxa e libera os hormônios do bom humor, como a serotonina e endorfina, podendo inclusive ajudar no combate da depressão e da ansiedade.



Natação



Ótima atividade física para quem tem saúde mais debilitada e não pode praticar esportes de impacto, a natação ajuda com as dores da artrite, por exemplo. A água da piscina ajuda no relaxamento das articulações, alivia dores e também fortalece os músculos, auxiliando na resistência. Outra opção para se fazer na piscina é a hidroginástica.